Seu Turno:
Quando for a sua vez, puxe uma carta de seu deck. Se o seu deck não tem mais cartas, então o jogo acabou e seu adversário será o vencedor. Depois, você pode fazer o seguinte em qualquer ordem, quantas vezes você quiser.
- Se for seu primeiro turno você é obrigado a colocar pelo menos um Pokémon Básico no seu Banco. Escolha um Pokémon Básico na sua mão e colocá-lo virado para cima no banco. Você só pode manter até cinco Pokémon no banco de uma vez.
- Você pode evoluir um Pokémon se você tiver a forma evoluída de seu Pokémon que está duelando ou no banco.
- Anexar uma energia a um de seus Pokémon , mesmo que este Pokémon esteja no banco. Você pode fazer isso apenas uma vez por turno.
- Jogar quantas cartas de treinador quiser. Ao jogar uma carta de treinador você faz o que diz na carta, e o descarte (a menos que o cartão mencione algo diferente).
- Recuar o Pokémon, você precisa descartar quantas energias seu Pokémon pedir (que já esteja anexado ao Pokémon), em seguida, colocá-lo em seu banco e enviar um outro cartão de Pokémon na arena. Se o Pokémon estiver confuso você deve jogar uma moeda, se o resultado for positivo você poderá recuar seu Pokémon, mas você ainda deve descartar as energias. Se o Pokémon está Adormecido ou Paralisado, ou se o seu banco está cheio, ele não pode recuar.
- Você pode usar o Poké-Power. O Poké-Power trabalha no banco também. Faça o que a carta diz.
Finalmente, você ataca. Anuncie o ataque que você usará. Em seguida coloque um marcador de dano para cada 10 pontos de HP que você causou. Você pode terminar o turno sem atacar, mais não é aconselhável fazer isto, a menos que seu Pokémon Ativo não tenha energias suficientes para atacar, ou quando ele estiver paralisado ou adormecido.
Quando o Pokémon do seu oponente estiver sem pontos de HP, o Pokémon é Nocauteado. Seu oponente deve colocar o Pokémon nocauteado e todas as energias anexasadas nele na pilha de descarte. Em seguida você retirar um de seus prêmios.
Pokémons No Banco:
- Você só pode ter no máximo cinco Pokémon no banco.
- Quando um Pokémon você retorna um Pokémon para o banco, ele mantém o seu dano, mas todos os efeitos dos ataques feitos ao seu Pokémon acabam (efeitos como "confusão").
- Pokémons que estão no banco não são afetados pela fraqueza ou resistência quando são afetados por ataques, a menos que a carta especificamente diga o contrário.
Evoluir Pokémons
Se você tem uma carta em sua mão que diz: "Evolui de ???" sendo que "???" é o nome de um Pokémon na sua forma anterior a esta carta (exemplo: está carta é o Charmeleon e nela está escrito "Evolui do Charmander") você só pode joga-la em campo se você tem a carta da forma anterior já em campo. Para colocar a carta evoluída, basta colocar a carta da forma evoluída em cima da carta da forma anterior.
- Quando um Pokémon evolui, ele mantém todas as cartas ligadas a ele (cartas de Energia, etc) e qualquer dano que já poderia ter, e os seus ataques antigos e Poké-Poder do Pokémon que evoluiu a partir de ir embora, ou seja, agora ele só terá os ataques de sua forma evoluída, porém seu HP volta a ficar cheio.
- Quando um Pokémon evolui todas as condições que o Pokémon estava acabam - Sono, Confusão, Paralisia do veneno, ou qualquer outra coisa que pode ser o resultado de um ataque de alguns Pokémon feito anteriormente.
- Você não pode evoluir um Pokémon que você acabou de jogar ou evoluiu nesse turno.
- Nenhum jogador pode evoluir um Pokémon no primeiro turno.
- Você pode evoluir Pokémons do seu banco.
Ganhar ou perder
- Você ganha se você conseguir ganhar todos os seus prêmios. Você perde se seu adiversario conseguir ganhar todos os prêmios dele.
- Você também vence se seu oponente precisar ter que sacar uma carta e seu Deck não ter mais cartas. Você perde se você precisar ter que sacar uma carta e seu Deck não ter mais cartas
- Você também vence se seu oponente não tiver mais nenhum Pokémon no banco após o seu Pokémon Ativo for nocauteado. Você perde se você não tiver mais nenhum Pokémon no banco após o seu Pokémon Ativo for nocauteado.