Yo galera! Mais uma PokéAnálise, dessa vez eu quis inovar, fiz de um Pokémon da quinta geração. Estava em dúvida de qual seria uma boa escolha, pois vários são ótimos. Escolhi um que eu gosto muito, e que não vem me desapontando nas batalhas: Scrafty. Com a combinação de tipos Lutador + Noturno, Scrafty tem STABs bem legais, além de não receber dano de uma fraqueza comum ao tipo Lutador: Pokémons Psíquicos. Tem um Atk acima da média, e defesas muito boas, capaz de aguentar vários tipos de golpes. A maior falha dele é um HP mediano, que não contribui para suas defesas altas, e uma Speed abaixo da média, que dificulta seu trabalho de Sweeper (nada que um ou dois Dragon Dances não resolva).
Tipo: Lutador / Noturno
Habilidades: Shed Skin (Tem 1/3 de chance de curar de Burn, Sleep, Poison, Paralyze e Freeze a cada turno) / Moxie (Atk é aumentado em um nível a cada Pokémon derrotado) / Intimidate (Ao entrar em campo, diminui o Atk do oponente em um nível)
Altura: 1,1 m
Peso: 30 Kg
Egg Group: Field / Dragon
Gênero: 50% Macho / 50% Fêmea
Effort Points: 1 Defense 1 Sp. Defense Point
Base Status: HP 65 // Atk 90 // Def 115 // Speed 58 // Sp. Atk 45 // Sp. Def 115
-Dancer
Ability: Shed Skin / Moxie / Intimidate
Item: Leftovers / Lum Berry
Nature: Jolly (+Speed / - Sp. Atk) / Adamant (+ Atk / - Sp. Atk)
EVs: 252 Atk // 252 Speed // 4 Hp
MoveSet:
-Ice Punch / Stone Edge
-Drain Punch / Hi Jump Kick
-Dragon Dance
-Crunch
Primeiro as explicações quanto às Abilities: Em todos os Movesets podem ser usados qualquer uma das Abilities do Scrafty, fica à escolha. Shed Skin é um bom uso de estratégia, pois se o oponente usar Hypnosis / ThunderWave / Toxic / Will-O-Wisp, você tem uma chance de 1/3 de se curar a cada turno, mas depende da sorte. Moxie é uma boa escolha quando vai lutar contra o time todo ainda, por exemplo, pois a cada KO que o Scrafty der, ele aumenta o Atk dele em um nível, deixando-o mais forte. Não funciona se o Scrafty for bater em apenas um Pokémon, e é pouco aproveitado se tiver apenas dois Pokémons sobrando no time do adversário. Intimidate pode ser uma boa, pois combinado com sua alta Def, diminuir o Atk do oponente pode lhe dar um ou dois turnos a mais. No quesito Item: Leftovers recupera 1/16 do seu HP a cada turno, que combinado com Drain Punch dá um Recover legal no Scrafty. Lum Berry pode ser utilizado com as Abilities Moxie e Intimidate, pois se o Scrafty ficar Paralyze, Dragon Dance não surtirá o mesmo efeito, além de poder ficar sem atacar. Essa Berry tem a capacidade de curar qualquer Stats colocados no usuário (Burn, Poison, Confuse, Freeze, etc). Quanto à Nature, Jolly para ter certeza de que depois de um ou dois Dragon Dances passar de qualquer um, ou Adamant para maior poder, o que recuperaria maior HP com o Drain Punch. O Atk do Scrafty já é por natureza alto, então Jolly parece ser uma escolha mais razoável. EVs para máximo Atk e Speed. Agora o MoveSet: Ice Punch / Stone Edge serve para pegar os Voadores, mas dependendo dos voadores, um será mais efetivo que o outro. Por exemplo, usando Moltres, Gyarados, Gliscor e Dragonite como referências, os danos seriam assim: Ice Punch tira 4x em Dragonite e Gliscor e 1x em Gyarados e Moltres enquanto Stone Edge tira 4x em Moltres, 2x em Gyarados, Dragonite e 1x de Gliscor. Drain Punch e Hi Jump Kick são os golpes de STAB do tipo Lutador, e cada um tem sua peculiaridade. Drain Punch tem Power 75 (cerca de 113 com o STAB) e recupera metade do dano tirado no oponente. Hi Jump Kick tem Base Power 130 (195 com STAB), mas a taxa de acerto é de 90%, e se errar quem o usuário perde 50% do HP. Dragon Dance aumenta o Atk e Speed em um nível cada, depois de dois Scrafty se torna um Sweeper perigoso. Crunch é seu segundo STAB e pega Pokémons Fantasmas e Psíquicos como Gengar, Alakazam.
- Bulk Up and Destroy!
Ability: Shed Skin / Moxie / Intimidate
Item: Leftovers / Lum Berry
Nature:Careful (+ Sp. Def / - Sp. Atk)
EVs: 252 HP // 252 Sp. Def // 4 Def
MoveSet:
-Ice Punch / Stone Edge / Rest
-Drain Punch / Hi Jump Kick
-Bulk Up
-Crunch
Bulk Up fica no lugar do Dragon Dance para aumentar o Atk e a Def do Scrafty, o que o torna um Sweeper e um Tanker ao mesmo tempo. A Nature combinada com os EVs aumentam Sp. Def, fazendo ele aguentar a maioria dos golpes especiais. Também aumenta o HP dele ao máximo, pois não adianta defesa alta e HP baixo. Rest pode entrar no lugar de Ice Punch / Stone Edge, pois o combo Fight + Dark que Crunch + Drain Punch / Hi Jump Kick dá bate neutro em todos os oponentes. Nesse caso, Rest seria melhor usado com Lum Berry se for dormir apenas uma vez, mas se achar que pode usá-lo mais de uma vez na mesma batalha, a combinação com Shed Skin é mais apropriada. Em resumo, esse MoveSet é: usar Bulk Up para aumentar Atk e Def, Rest para recuperar o HP perdido e Drain Punch + Crunch para bater.
- Just Punches
Ability: Shed Skin / Moxie / Intimidate
Item: Leftovers / Lum Berry / Life Orb
Nature: Jolly (+Speed / - Sp. Atk) / Adamant (+ Atk / - Sp. Atk)
EVs: 252 Atk // 252 Speed // 4 Hp
MoveSet:
-Ice Punch
-Thunder Punch
-Fire Punch
-Drain Punch
Um MoveSet que pode surpreender, mas usado na maioria das vezes apenas como “diversão”. Uma imitação do Hitmonchan de Bruno (Elite Four de Pokémon Yellow), com o Drain Punch no lugar de Double Team. A combinação de golpes Fight + Electric + Fire + Ice dá bastante coverage ao Scrafty. EVs e Nature para maximizar Speed e Atk, pois aqui ele não tem nenhum Boost para fazer isso. Life Orb está como alternativa para tirar mais dano, já que o Scrafty não usa Dragon Dance / Bulk Up para aumentar o dano.
- Focus and Knocking
Ability: Shed Skin / Moxie / Intimidate
Item: Leftovers / Lum Berry
Nature: Careful (+ Sp. Def / - Sp. Atk)
EVs: 252 HP // 252 Sp. Def // 4 Def
MoveSet:
-Bulk Up
-Rest
-Substitute
-Focus Punch
Basicamente muito parecido com o Bulk MoveSet. A diferença é que no lugar de Drain Punch, temos Focus Punch, e no lugar de Crunch temos Substitute. Aqui também é simples: Bulk Up para aumentar o Atk e a Def, daí Rest para recuperar o HP perdido. Se tiver com Lum Berry, acordará instantaneamente, senão Shed Skin pode te acordar. Substitute com defesa alta fica mais difícil de quebrar, além de dar coverage para usar Focus Punch com tranquilidade com seus 150 de power (225 com o STAB). Este MoveSet peca por não atingir Fantasmas, mas qualquer coisa que não seja do tipo Fantasma receberá bastante dano.
Então é isso aí galera. Qualquer idéia, sugestão, crítica, elogio, vocês podem deixar comentários aqui no post. Espero que tenha sido útil para vocês, e que tenham gostado dessa PokéAnálise. Continuem ligados na PalletBR, pois estamos sempre trazendo conteúdo novo para vocês!
0 comentários:
Postar um comentário