Viciados Pokemon

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

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Explicações para PokéAnálises

Antes de mais nada, eu quero deixar bem explicado o que é cada coisa que está relacionado em uma poké-análise, até mesmo para aqueles que estão vendo uma pela primeira vez ou que não entendem ainda os significados de certos termos e a importância deles...
-Habilidades: As habilidades (também chamada de Abilitys ou Traits) são características de cada Pokémon. Anteriormente, até a 4ª geração, existiam pokémons com apenas uma ou duas Abilitys. Apartir da 5ª geração, a maioia dos Pokémons receberam uma nova Ability no Dream World, fazendo assim que existam pokémons com 1, 2 ou três Habilidades. No entanto, somente uma habilidade é ativa, nenhum Pokémon pode ter duas ou mais habilidades trabalhando ao mesmo tempo. Assim, após a quinta geração, ficaram pokémons com apenas uma(Ex.: Shedinja), duas(Ex.: Zapdos) e três habilidades (como o próprio Alakazam).
-Egg Group: Alguns moves são chamados de Egg moves, ou seja, “movimentos de ovo”. A única forma de obter esses moves é por cruzar um Pokémon com outro de mesmo grupo. Caso os dois pokémons sejam de Egg groups diferentes, é impossível nascer um ovo deles. No caso do Alakazam, que é do Egg group Humanshape, aqui vão exemplos de pokémons que podem cruzar com ele(quando tiver “e família”, significa que todas as pré-evoluções e evoluções do Pokémon também são do mesmo Egg Group): Machamp e família, Hypno e família, Hariyama e família etc...)

-Effort Points: Talvez o mais importante (depois do move), em um MoveSet, seja os EVs. O que são EVs? Quando você derrota algum Pokémon, os pokémons participantes da batalha ganham esses pontos, que servem para aumentar os stats além do básico ao subir de nível. 4 EVs = 1 Ponto no Status referente. Cada Pokémon tem uma classificação de Effor Points diferente, que serve para você distinguir quantos EVs você ganhará após vencer a batalha. Porém, EVs são pontos ocultos, assim, não podem ser vistos no menu de Pokémon ou de forma nenhuma. Digamos que o Alakazam, ao subir de nível, receberá 2 pontos a mais em Sp. Atk e 1 ponto em Speed. Caso eu derrote 2 Electabuzz antes dele subir de nível (que possuem classificação de 2 EVs em Speed cada um), isso dará 4 EVs em Speed. Assim, meu Alakazam aumentará 2 Pontos em Sp. Atk e 2 em Speed, ao invés de apenas um. Os EVs tem um limite. Um Pokémon não pode receber mais que 510 EVs na soma todos os Status, e cada Status só pode ser aumentado 255 EVs. Ou seja, se você conseguir treinar direito um Pokémon, derrotando os inimigos certos (o que dá muito trabalho), o seu Pokémon pode ter EVs Máximos em dois Status. Mas dependendo do Pokémon, o melhor Status a se colocar EVs tende a mudar. Por exemplo, colocar EVs máximos em Atk em um Gardevoir seria um desperdício, já que seu melhores golpes são especiais e seu atk ser muito ruim em comparação com o Sp. Atk. Enquanto que aumentar o Sp. Atk de um Sudowoodo em vez de Atk seria outro desperdício. Mas lembre-se: um EV só aumenta os Status em razão de 4 (soou mal, mais é isso mesmo). 4 EV = 1 Ponto, 8 EV = 2 Pontos, e assim vai. Logo, colocar 255 pontos de EVs seria desperdício. O melhor, e mais difícil, é colocar 252 EVs em dois Status, sobrando assim 6 EVs, você pode aumentar um Status em mais 1 ponto (parece pouco, mas acredite, faz muita diferença, quantas vezes você morreu porquê não tinha mais 1 de HP? Ou não matou e deixou o oponente com 1 de HP, recebendo um golpe depois?)
-Item: Fazem parte da estratégia também. A escolha de um bom item é a diferença entre sobreviver a um poderoso ataque ou perder a liga, ou então entre derrotar o inimigo com um golpe, ou ter que dar dois hits, dando a oportunidade dele lhe tirar um dano considerável. Assim sendo, a escolha de um bom item é essencial, seria burrice escolher um Leftovers para um Shedinja, ou um Charcoal para um Blastoise.
-Nature: Revela e ajuda em muito na batalha, se for uma nature. Antes de treinar um Pokémon, deve-se verificar a sua nature, conferir o que ela aumenta e diminui, para não treinar e perder tempo. Seria mais uma vez idiotice treinar um Alakazam com a nature Adamant, pois ela aumenta o Atk e diminui o Sp. Atk, assim como seria loucura colocar um Aggron com ataques físicos (Stone Edge, Earthquake, Double-Edge, Iron Head) com Nature Timid, pois ela aumenta a Speed (que já é horrível do Aggron, não mudaria muita coisa, continuaria mais lento que seus Counters) e diminui Atk dele, sendo que todos seus golpes são Físicos.
-Status: Agora os Status, que deixam cada Pokémon realmente único. Após a explicação do Status, o nome do Pokémon que tem o maior Status em classificação (atualizado até o Pokemon Platinum). HP: Sem explicações necessárias, é a quantidade de HP (ah vá) ou Life ou Energia, chame como quiser, restante que seu Pokémon tem. Quanto mais HP, mais golpes ele poderá receber. (Ex.: Blissey). Atk: Ataque, ou Atk como é abreviado, aumenta a força de golpes físicos. Quanto maior, mais dano você tirará ao usar um golpe físico. (Ex.: Rampardos). Def: Defesa, serve para ‘defender’ golpes físicos, ou seja, se quiser agüentar esses golpes, aumente sua defesa ao extremo (Ex.: Steelix). Sp. Atk e Sp. Def: Parecido com Atk e Def, porém referentes a golpes especiais. Para dar mais dano em golpes especiais, aumente o Sp. Atk em vez do Atk, e para receber golpes especiais sem tirar muito dano, aumente Sp. Def em vez de Def. (Ex.: Mewtwo,em Sp. Atk; Shuckle, em Sp. Def). Speed: Sem muitas explicações também, Pokémon que tiver maior Speed ataca primeiro, a não ser com o Trick Room, onde inverte essa ordem de ataques(Ex.: Ninjask).
-STAB: Não tem muito a ver com Poké-análise, mas muita gente se pergunta o que é STAB. Afinal, o que é? Stab é um bônus no aumento de poder de ataque em um golpe, por ser do mesmo tipo que o Pokémon que o utiliza. Ex.: Pokémons de água tem STAB em usar Surf, assim, o Surf deles não tem poder 95, pois recebe um ‘bônus’ de 50% de poder, ultrapassando por pouco 140 de poder. É bom sempre que possível colocar um Move Stab por tipo (1 se ele tiver 1 tipo, caso tenha dois tipos, coloca-se um move de cada tipo, para ter STAB nesses dois tipos).
-Tipos de Pokémons: Estarei aqui listando uma classificação muito utilizada em poké-análises, para vocês ficarem mais familiarizados com os nomes. Sweeper: Pokémons que derrotam facilmente legiões em batalhas, podem ser classificados como Special Sweeper se concentrados em golpes especiais; Physical Sweeper se concentrados em golpes físicos; e MixSweeper, se MoveSet distribuído tanto com ataques especiais, quanto físicos. Tanker: Pokémons cuja função é receber golpes sem tomar muito dano, sobrevivendo mais rounds na batalha. É comum virem com Toxic + Rest (ou outro move para restaurar HP). Weather: Pokémons que ao entrarem no campo, trazem algum clima específico, ou que possam utilizar Rain Dance, Sunny Day, etc... Preparador de campo: Não é nome oficial, mas a sua função é essa: usar Stealth Rock, Spikes, Toxic Spikes, para 'preparar' o campo para eventuais trocas. Baton Passer: Usam Baton Pass para transmitir o aumento em algum status por golpes como Swords Dance e Agility para outro pokémon que venha se beneficiar melhor dos boosts.
Qualquer dúvida/pergunta, deixa nos comentários, que eu estarei respondendo assim que possível.

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